quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FÉ na vida, FÉ no Homem...
FÉ no que virá...
Postado: Luciene Cândida


ARTE

PAZ

O que você faz, já fez, ou planeja fazer em prol da PAZ no Brasil?

É extremamente importante observarmos que somos nós, sim, que devemos tomar atitudes. Não adianta argumentarmos que nosso sistema governamental é incompetente, ineficiente e corrupto (mesmo que isso seja verdade), e ficarmos parados. Até mesmo por que ele é uma conseqüência clara do nosso comportamento como população. Se queremos andar pelas ruas despreocupados com a violência, somos nós quem devemos difundir a cultura da PAZ.
A PAZ verdadeira vem de dentro do coração e começa em casa. Ela está presente a cada gesto: na maneira de conversar com amigos, colegas ou desconhecidos; na maneira de definir o que é certo e o que é errado; na maneira de se comportar em público; na maneira de ajudar ao próximo; na maneira de refletir sobre os próprios erros e acertos; na maneira de promover o que é bom e repudiar o que é ruim. Enfim, a PAZ está em todos os lugares. Seja na fila de um banco, no trabalho, no trânsito e até nos ambientes de lazer, devemos sempre lembrar que cada detalhe pode contribuir com a PAZ.


Postagem: Luciene CÂndida.
Por que a pomba branca tornou-se o símbolo da paz?
A alegoria da pomba branca como mensageira da paz está em passagens da Bíblia. Um desses episódios é narrado no capítulo 8 do Gênesis, primeiro livro do Velho Testamento. Noé, que esperava na arca o fim do dilúvio, mandou um animal mensageiro para ver se as águas haviam baixado.
O primeiro escolhido foi o corvo, que ficou voando para lá e para cá - e perdeu a oportunidade de ganhar a simpatia da humanidade. Então Noé enviou uma pomba. Na primeira viagem, ela não encontrou nenhum lugar para pousar. Sete dias depois, foi novamente solta e retornou com um ramo de oliveira no bico. Isso, de acordo com a narrativa bíblica, simbolizava a paz entre Deus e os homens. "Além disso, o ramo de oliveira significava também garantia de alimento, de remédio e da bênção divina", diz o teólogo Tércio Machado Siqueira, da Universidade Metodista de São Paulo. Há também citações à pomba nos Evangelhos. Assim que Jesus foi batizado, o espírito de Deus desceu sobre ele em forma de uma pomba. Desde então, a pomba é associada ao Espírito Santo. Apesar de não haver menção da cor dessas pombas na Bíblia, os costumes da época explicam por que, nas representações, elas sempre são brancas. "A pomba era muito usada por judeus pobres em sacrifícios. O animal não poderia ser pintado ou doente, deveria ser branco", afirma Siqueira.
Depois, Picasso representou-a, tornando o símbolo mundialmente conhecido...
Postagem: Luciene CÂndida
PAZ


Paz não é apenas a ausência de guerra entre os países.
Paz é garantir que todas as pessoas tenham
moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor
compreensão, ou seja, boa qualidade de vida.
Paz é cuidar do ambiente em que vivemos,
garantir a boa qualidade de água, o saneamento
básico, a despoluição do ar, o bom aproveitamento
da terra.
Paz é buscar a serenidade dentro da gente para
viver com alegria os bons momentos, ter força e
boas idéias para enfrentar os problemas e
resolver as dificuldades. Isso tudo sem precisar
fugir.
Acima de tudo, PAZ é criar um clima de harmonia
e bem-estar na família e na comunidade,
lembrando-se sempre de que onde há amor, há
paz; onde há paz, há Deus; onde há Deus, nada falta

terça-feira, 1 de setembro de 2009